Image Map

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Cuidados com compra e venda (e troca) nos grupos de Cosplay do Facebook, dicas para evitar problemas e como identificar um possivel calote


Olá pessoal, antes de começar o post gostaria de divulgar este grupo o qual eu faço parte que já me livrou de levar alguns calotes, deixo aqui o link do grupo Divulgação de Calotes e Caloteiros.

Então, vamos começar??

Devido aos crescentes casos de calotes e tentativa de calotes nos grupos de vendas de cosplay e moda alternativa resolvi escrever um post sobre o assunto com alguns casos e também dicas e orientações para quem deseja vender ou comprar nos mesmos.

Hoje me deparei com um caso que ainda não havia visto, uma garota que aparentemente toda hora muda de nome estava pegando fotos de vendedores e anunciando os produtos como seus, felizmente a dona de algumas fotos mandou as mesmas para uma garota que ia comprar com a caloteira e desmascararam a farsa. Você pode ler sobre isso aqui, provavelmente se não estiver no grupo terá que entrar: Link

No próprio grupo que falei pra vocês antes vocês podem acompanhar várias declarações de feedbacks negativos e calotes e tentativas de calotes, basta ler um pouco dos posts que já vão perceber que os grupos de compras infelizmente não são tão maravilhosos e perfeitos assim, sempre vai ter alguém querendo passar a perna em alguém.

** DICAS **

>> Pra quem vai comprar:

1. Antes de realizar qualquer compra procure feedbacks do vendedor antes.

2. Dê preferencia a pessoas/lojas que já comprou antes, porém se quiser comprar com uma pessoa nova melhor não comprar caso não se sinta segura.

3. Não confie em perfis criados recentemente ou que pareçam falsos.

4. Peça fotos reais do produto, com a pessoa usando, sem, enfim, muitas e muitas fotos.

5. Peça que a pessoa escreva o seu nome e a data do dia numa folha de papel e coloque ao lado do produto, se possível também um jornal local da mesma data.

6. Peça nome completo e CPF, caso ocorra alguma coisa você poderá assim registrar um boletim de ocorrência.

7. Sempre confira o nome do beneficiário da conta, caso não seja o nome do vendedor pergunte de quem é e peça provas de que eles tem alguma relação.

8. Caso a pessoa demore muito a responder, não se preocupe, pessoas tem mais o que fazer que ficar no Facebook o dia todo, tente postar na linha do tempo dela, se ela não te responder depois disso pode começar a desconfiar.

9. Caso vá contratar o serviço de uma cosmaker nunca, jamais, compre algo que lhe seja cobrado 100 Reais ou menos por um cosplay que inclua tecidos "ricos" (ex, veludo, seda). ou seu cosplay pode acabar sendo feito com TNT e com um acabamento que deixe a desejar, como foi o caso de uma amiga que deixarei o link aqui: Link.

10. Desconfie de preços muito baixos, principalmente no caso de lentes, menos de 50 Reais é meio absurdo para um lente normal, caso veja casos assim pergunte o motivo do preço ser tão "em conta", seja lentes ou qualquer outro produto. Temos aqui o exemplo de uma moça que tentou supostamente vender uma lente sclera por 120 Reais, mas sua farsa foi descoberta e ela não conseguiu enganar ninguém. Link.


>> Pra quem vai vender:

1. Tenha cuidado com os espertinhos, não é porque mandou foto do comprovante que realmente depositou, tanto que já vi casos de pessoas que depositam envelope vazio, pegam o comprovante, tiram foto e só depois que você mandou os produtos e vai conferir o extrato da conta que descobre que levou um calote. Aguarde 1 ou 2 dias por medida de segurança e avise o cliente sobre esse tempo e se algo "errado" acontecer.

2. Cuidado ao mandar fotos para clientes, alguns mal intencionados salvam as mesmas e depois anunciam os produtos das fotos como se fossem deles e dão calote nos outros. Sugiro que use uma marca d'água, no caso de lojas sempre vejo isso, mas quando são pessoas físicas nunca vejo, então crie a sua, e nas fotos usando os produtos (como por exemplo cosplay) coloque sua logo com seu nome artístico, assim você evita que sua foto seja copiada.



E por último pra voces, se lembram dos casos de calote que a Narumi Kataiama deu?? Pois é, uma das clientes levou o caso a justiça e recebeu seu dinheiro por meios jurídicos e ainda bloqueou a conta da caloteira. Como no caso não estou conseguindo link deixarei aqui o que foi escrito no post:

"Hello darknesses my old friends!!
Não vim fazer feedback de ninguém, vim dar-lhes minha opinião quanto os calotes..
Primeiramente, todo mundo sabe/lembra da onda de calotes que a Narumi Kataiama fez com muita gente em 2013? pois bem, fui uma delas.
Meu prejuízo foi absurdamente pequeno, foram R$50,00. Mas independente de valor, eu fiz uma compra e não a recebi, reclamei, fui ignorada e BLOQUEADA.
Eu não fiquei calada, lógico, são 50 reaizinhos mas são 50 reaizinhos que trabalhei um mês todo pra ganhar.
1 ano e meio se passaram e eu ganhei a causa. A Narumi teve seus prazos para pagamento, os valores foram atualizados 3 vezes, ela ignorou todas as intimações e cobranças (porque só o que ela sabe fazer é ignorar), até que foi me solicitado o CPF da mesma, que após fornecido, a Kataiama teve a conta bancária BLOQUEADA JUDICIALMENTE, ou seja, foi penhorado. O saldo que esteve na conta dela (sendo valor suficiente para pagar o processo de R$70,41) foi automaticamente debitado para o Banco Central Judiciário, assim, fazendo com que o processo fosse arquivado. Compareci ao fórum e em dois dias recebo o dinheiro na minha conta.
moral: narumi me bloqueou? bloqueei a conta dela HAHAHAH -N
Muitos falam mal da justiça Brasileira, que é demorada.. eu concordo. Mas eu também acho que não custa nada processar alguém. Digo, é meu direito, eu sei que estou certa, sei que é causa ganha, não preciso e nem precisei de advogado, não se paga nada pra fazer b.o, nao se paga nada pra processar e muito menos é "perda de tempo", até porque os anos passam sem a gente ver. Continuamos nossa vida normalmente, o fórum faz o trabalho deles, nós fazemos o nosso e ta tudo certo.
Segue o link da decisão: https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/…/10537441_763987487…
Lembrando que a consulta de processos é de conhecimento PÚBLICO e qualquer pessoa pode pesquisar qualquer pessoa digitando nome ou numero de documento no site do tribunal de justiça referente ao seu estado. (antes que questionem se não tem problema eu postar essas coisas sem censurar dados pessoais haha)"

** OBS: CASO OS LINKS NÃO FUNCIONEM ENTREM NO GRUPO QUE AI VÃO FUNCIONAR!!

Então é isso pessoal, posteriormente serão postadas novas dicas nesse mesmo post, novos exemplos e por fim espero aqui nos comentários a opinião e os casos de vocês.

Beijos da Thia.

3 Comments:

Talyta Kawaii said...

;) Muito legal as dicas, ótimo para marinheiros de 1º viagem.
Povo precisa aprender, só se compra lentes ou perucas baratas se for em leilão, ainda sim precisa se ter cuidados semelhantes.

Koizumi Nana said...

Adorei as dicas!
É sempre bom tomar cuidado,pq nunca se sabe e tbm tem aqueles compradores espertinhos e.e
Ótimo post s2

Meu Blog The World by Koizumi Visite *o*

Post novo! Review: Lip Gloss Ruby Rose Mágico Confira! *o*

Kai said...

Muito legal o post! É sempre bom ficar esperto na hora de comprar/vender nesses grupos ou na interenet de maneira geral mesmo. Gostei muito das dicas e vou tentar usá-las!

Abraço :D

Postar um comentário

Olá, obrigada por ler o post até o fim, comente sua opinião sobre o mesmo:

** Deixe o link do seu blog no fim do comentário para que eu possa conhecer seu blog também.